Leituras Oitocentistas

O livro Leituras Oitocentistas (Franco B. Sandanello, Wilton J. Marques), que sairá no segundo semestre pela EDUFSCar, além de marcar os quinze anos de existência do Grupo de Pesquisa NEO (Núcleo de Estudos Oitocentistas), é organizado em três unidades temáticas – Leituras românticas; Leituras machadianas e Leituras de final de século e um diálogo contemporâneo – e assinala a importância de se (re)pensar os impactos da produção literária oitocentista no processo de consolidação da literatura brasileira.

Os textos que compõe estas Leituras oitocentistas são resultados de algumas das pesquisas desenvolvidas por membros do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Oitocentistas (NEO), sediado na Universidade Federal de São Carlos e coordenado pelo professor Wilton José Marques (Prêmio Jabuti por Gonçalves Dias: o poeta na contramão, EdUFSCar, 2010).

Fundado em 2004, o NEO prioriza os estudos das manifestações literárias brasileiras ao longo do século XIX. Dessa forma, além de marcar os quinze anos de existência do NEO, este livro, organizado em três unidades temáticas – Leituras românticas; Leituras machadianas; Leituras de final de século e um diálogo contemporâneo -, assinala a importância de se (re)prensar os impactos da produção literária oitocentistas no processo de consolidação da literatura brasileira.

Em sentido amplo, os textos discutem aspectos da literatura oitocentistas bem como seus eventuais reflexos na literatura moderna, evidenciando que a revisitação do passado é um necessário exercício crítico para não apenas apresentar novas leituras como também para ajudar a compreensão histórica dos desdobramentos literários até o presente.

Obras de Wilton J. Marques:

Gonçalves Dias: o poeta na contramão, (EdUFSCar, 2010)
O Poeta do lá (UNICAMP, 2015)
Ao Correr da Pena – folhetins inéditos (EdUFSCar, 2017)


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s